Caros poetas blogueiros:
Dentro de alguns meses, estarei fazendo um estágio e levando a arteterapia para doentes terminais. Arte para quem está morrendo??? Sim... Penso que a arte é uma ponte legítima entre a vida e a morte. Não há caminho mais legítimo do que a arte para apontar a transcendência. Entre outros materiais que estou colhendo, destaco a Poesia. Não qualquer poesia, mas aquela que saiba traduzir o sentido da imortalidade, e isso sem precisar recorrer às crenças religiosas. Assim, aos amigos que puderem contribuir, nesse sentido, com suas criações ou indicações de textos poéticos, eu agradeço.
Dentro de alguns meses, estarei fazendo um estágio e levando a arteterapia para doentes terminais. Arte para quem está morrendo??? Sim... Penso que a arte é uma ponte legítima entre a vida e a morte. Não há caminho mais legítimo do que a arte para apontar a transcendência. Entre outros materiais que estou colhendo, destaco a Poesia. Não qualquer poesia, mas aquela que saiba traduzir o sentido da imortalidade, e isso sem precisar recorrer às crenças religiosas. Assim, aos amigos que puderem contribuir, nesse sentido, com suas criações ou indicações de textos poéticos, eu agradeço.
"Tu tens um medo:
Acabar.
Não vês que acabas todo o dia.
Que morres no amor.
Na tristeza.
Na dúvida.
No desejo.
Que te renovas todo o dia.
No amor.
Na tristeza.
Na dúvida.
No desejo.
Que és sempre outro.
Que és sempre o mesmo.
Que morrerás por idades imensas.
Até não teres medo de morrer.
E então serás eterno."
(Cecília Meireles)
37 comentários:
Conte com meu apoio integral. Infelizmente neste espaço, ele só poderá se manifestar com palavras.
Como contribuição escolhi algo que percore os meus pensamentos desde o dia em que eu li:
"Ó homem, se sabes o que estás fazendo, és feliz; se, porém, não sabes o que estás fazendo, és um maldito e transgressor da lei." Codex Bezae Cantabrigensis, ed. by E.H.Serivener, 1864.
A leitura me impressionou muito. Pela incriminação da infelicidade. Pela violência com que ele a condena, como se fôssemos todos - os infelizes - transgressores da lei e malditos. É crime deixarmos nos levar pela infelicidade. Uma frase quase budista, não fosse a violência da condenação. Talvez ela servirá para mostrar-lhe o quanto é importante o seu trabalho de convencer as pessoas da beleza da sua poesia e da sua atitude. Que todas se entreguem à felicidade.
Felicidades é o meu desejo. Beijos.
Que belíssima iniciativa, Tânia. Não paro e me surpreender com você.Conte comigo no que eu puder ajudar e força neste projeto tão lindo!
Beijão!
Tania, minha querida
Penso nunca ter visto um projeto tão maravilhoso assim... Falo com a alma!
Estou muito emocionada!
Peço-lhe licença para fazer um relato pessoal: meu compadre estava em fase terminal e eu, que gosto muito de contar causo, visitava-o diariamente , para longas histórias. Um dia ele me disse: Comadre, gosto tanto que venha! Enquanto ouço você, até esqueço que vou morrer...
Foi gratificante experiência.
Com relação ao seu objetivo,
frei tudo para poder contribuir!
Parabéns, amiga, pela exemplar iniciativa!
Enorme abraço!!!
Querida Tânia, louvo o seu desprendimento, a sua disponibilidade, essa coragem solidária de não fugir à empatia que nos revela no outro o mais doloroso dos enigmas. Creio que toda arte é, na verdade, para quem está morrendo, e em toda ela há há sim essa ânsia de transcendência que que frequentemente procuramos menosprezar.
Tentarei contribuir da forma que me for possível e, em breve, lhe enviarei algo.
Abraços sempre admirados.
eu que vivo procurando razões para viver, se estivesse em salvador, iria com vc neste trabalho que é muito emocionante, vou mandar um poema para vc.
abeaços
vc me deixou bastante emocionado hoje
eu que vivo procurando razões para viver, se estivesse em salvador, iria com vc neste trabalho que é muito emocionante, vou mandar um poema para vc.
abeaços
vc me deixou bastante emocionado hoje
Olá Tánia;os meus parabens pelo teu trabalho com esses doentes: Eu digo muitas Vezes que nos somos peregrinos a caminha da Patria Celeste, ai nesse mundo belo junto de Deus, nunca mais haverá fome choro e gemidos porque deixamos um mundo velho aonde ja a terra nem o mar existia e passamos a viver num mundo belo e novo que é a casa de Deus Pai.
Um beijo
Santa Cruz
esse teu doar-se é magnífico, por certo irás recolher histórias que vão te ressignificar a existência,
beijo
[todos os dias o mundo surpreende-me: há centelhas de amor puro, essa espécie que pensamos extinta, de tão procurada... sinto-me abençoado por de tão perto estar de alguns daqueles que por pequenos gestos compõem, recompõem o mundo... como a Tânia o faz. Obrigado, por ser, por acontecer, por existir]
com o incondicional abraço
e todo o apoio que possa oferecer,
aceite, Tânia
Leonardo B.
minha doce menina
já li muitos inúmeros poemas
mas este deixou-me tão emocionada de lágrimas sai agradecendo um poema carregado de emoção bom fim de semana
Alguns seres humanos me fazem acreditar que nem tudo está perdido.
Parabéns pelo projeto. Emocionante e de verdadeira relevância.
Vou tentar colaborar, apesar de não me sentir muito capaz.
Beijos.
Se nós já gostavamos de estar aqui por sua presença, agora ficamos mais ligados ainda. Não se acha pessoas da sua estirpe todos os dias, esse gesto é de uma qualidade e esência tão grande que sensibiliza a todos nós do Blog do Lu Cidreira, Blog Jornal do Ivie, Experiencias do Lu em Blog, Receitas On Line do Ivie e Cidreira Tec Net.
Parabenizo e daremos o máximo que poder no apoio.
Abraço
Tânia, que lindo projeto! combina com o tanto de profundeza da tua alma
há bastante tempo, trabalhei com pacientes em fase terminal...eles nos ensinam tanto, mesmo sem saber...
tentarei colaborar sim.
beijo imenso
Djabal, muito grata pela sua disponibilidade em ajudar e sua contribuição aqui. Aguardo mesmo a colaboração dos amigos,
Abraços,
Tânia
Oi, Pablo, conto com você, sim, Poeta, porque as palavras poéticas trazem a sua magia, fazem pontes.
abração,
Zélia, querida, seu depoimento mostra como é importante a escuta e como podemos transformar os útimos dias de uma vida em algo importante.
Beijos,
Marquinho, sim, conto com você, e mais que isso, conto com seu talento maravilhoso com as palavras.
Abraços,
Ediney, pois é, estamos perto, mas nem tanto, né? Aguardo seu poema e agradeço sua colaboração.
Abraços,
Santa Cruz, vc tem razão, estamos aqui de passagem, e podemos fazer muita coisa enquanto aqui estamos. Beijo grande
Assis, sem dúvida que o crescimento será grande. Enquanto deitamos pontes ao outro, também atravessamos por ela.
Beijo,
Leonardo, obrigada pela sua presença e pela sua disponibilidade em ajudar. Sim,como não: você tem sempre o que profundamente dizer, meu amigo. Conto com a sua colaboração sim.
abraços,
Oi, Anita, obrigada pela sua presença carinhosa.
Beijo grande,
Oi, Lu, obrigada, querido, pela presença e apoio.
Beijo,
Ah, Andrea, pela experiência você sabe, sim, o quanto é gratificante, o quanto se pode fazer para ajudá-los a viver dias melhores, ainda que os últimos.
Beijos, querida.
é um grande prazer dividir o mundo com pessoas como vc! vou fazer oq puder pra contribuir. parabéns pelo projeto. vc é grande.
... você tem toda a razão!!
que grandioso trabalho!
te saúdo!
abraços
Nossa, Tania, que lindo seu trabalho, parabéns. Desejo sabedoria para vc saber lidar com as situações, e força, muita força para todos que precisam lá.
Beijos.
tânia, incrível o que tens vindo a fazer... estava longe de imaginar, embora o coração gentil e altruísta que por aqui vinhas mostrando indiciasse percursos notáveis, como este de que aqui dás breve testemunho. desejo-te felicidades nesta estrada de engrandecimento pessoal!
um beijinho com enorme admiração!
Não me surpreendeu. Eu já havia sentido, ainda que tenha conhecimento de Tania apenas nesse mundo virtual, a Tania capaz de um trabalho exatamente assim.
Tania, aos pouquinhos, bem devagarzinho, vou conhecendo você.
E quanto mais a conheço, mais a admiro.
Bjs e inté!
ô, Maria, obrigada pela gentileza e pela presença.
Beijo grande!
Denise, querida, obrigada pela presença aqui e lá no Caminhos de Cura...
Beijão,
Lara, obrigada, querida, grata pela tua presença...
Beijos,
Ó, Jorge, obrigada, querido, e obrigada também pelos belíssimos poemas com os quais vc tem nos presenteado...
Beijos
Gerana, que bom que nos fazemos conhecer em alguma medida por aqui...Mas você é sensível e tem boa percepção, creio que nos conhece a todos um pouquinho ao mesmo.
Beijos,
Oi, Ju...obrigada pelo carinho, querida...
Beijo grande,
Taninha, Querida!
Você sabe o quanto admiro sua coragem e determinação. Fico feliz em poder partilhar este momento de descoberta e entrega com você! Bjs e meu desejo de que esta nossa jornada seja tocado pela Luz Divina...
Postar um comentário